Denise Vilardo comentou em: 18/04/2008 23:55
18/04/2008 - Lançado no FISL, há um ano, o Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC/UFRGS no Projeto UCA (Um Computador por Aluno), liderado pela professora Léa Fagundes, volta e no fisl9.0, mostra os bons resultados frutos.
Por iniciativa do Governo Federal, 350 alunos de 1ª a 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, Luciana de Abreu, receberam laptops e nele aprenderam a pesquisar e a usar as ferramentas da internet.
Estímulo ao saber
As crianças da escola, localizada na Vila Planetário, no bairro Santana, viram sua realidade mudar há um ano. Antes sem acesso a computadores e a web, hoje levam, inclusive, seus laptops para casa. “Dessa forma elas ampliam o uso para a família, que passa a ter contato com as possibilidades do mundo virtual. Pessoas que nunca tinham visto o equipamento de perto, agora o tem em casa. Muitos pais que eram semi-analfabetos se interessaram em estudar para aprender a mexer na novidade que os filhos lhes apresentaram”, diz um dos desenvolvedores do projeto, Robson Mendonça.
Para ele, a intenção do LEC é mudar a forma de aprender e adquirir conhecimentos na escola. “Isso leva tempo, mas já percebemos que as crianças tm facilidade de manuseio e gostaram muito. Ao contrário do que se imaginava, houve poucos danos de equipamento, o que mostra que os alunos sabem cuidar do que receberam gratuitamente”, acredita.
Na prática
A aluna Bruna Thompsen Correia (9), da 4ª série, ilustra o que Robson quis dizer. “Eu não tive computador antes. Adoro mexer no chat. Uso a internet para pesquisar meus temas. Já aprendi tudo, mas foi um pouco só difícil. O pessoal de casa gosta de ver o meu computador”, relata a menina.
Cybele Meyer comentou em: 19/04/2008 22:47
ResponderExcluirPortas abertas para a aprendizagem
Para que qualquer Projeto dê certo é preciso que se tenha boa vontade, perseverança, motivação e conhecimento.
Quando se disponibiliza tempo do dia-a-dia para se dedicar a pratica de algo que se queira estamos falando de boa vontade. A boa vontade rompe barreira, abre trilhas, supre obstáculos. Ao não se desanimar diante dos primeiros problemas e dos constantes contratempos estamos falando de perseverança.
Insistir no Projeto, encontrar novos caminhos, tentar novas atitudes, referimo-nos à motivação e para se ter segurança e saber de onde se quer sair e para aonde se quer chegar é preciso que se tenha conhecimento.
Estes quesitos são os responsáveis pelo sucesso de qualquer ação.
O Projeto UCA se tiver em seu corpo a boa vontade de professores e alunos, se estes perseverarem diante dos contratempos que venham a surgir, agirem procurando formas de adequação e se tudo isso for feito embasado em conhecimento estamos falando do SUCESSO do Projeto UCA.
Hoje, quando os conceitos didáticos embasam-se na colaboração, na interação e na liberdade, o aluno de posse de seu laptop terá aberta a porta para a aprendizagem constante. A informação é veículo de capacitação.
Denise Vilardo comentou em: 24/04/2008 15:23
ResponderExcluirA hora é essa
Obrigada, Cybele
é isso mesmo. O caminho está aí, pra irmos traçando. E é sem volta.
As mudanças são urgentes e necessárias e, certamente, a chegada dos laptops dará uma sacudida no sistema.
Um grande e afetuoso abraço!
Denise