quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Professores tem primeiro contato com os laptops para alunos

Os professores das escolas contempladas com o Projeto Piloto Um Computador por Aluno – UCA, participam desde ontem (06) de uma ‘aproximação tecnológica’. A ação, realizada por uma equipe de técnicos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas, tem como objetivo principal apresentar a nova ferramenta – os laptops - para os docentes.

O evento, que acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h no prédio do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo, (localizado na Av. Santos Dumont, n° 1.917 São Francisco - sede do Conselho Estadual de Educação), encerrará nesta quinta-feira (07).

“Este momento é de sensibilização. Apresentamos aos professores o que é o Projeto UCA, seus objetivos, o laptop e suas utilidades. A intenção é que os computadores portáteis não se tornem apenas uma ferramenta pedagógica a mais na escola, mas sim que seja utilizado de forma didática e criativa, promovendo também a inclusão digital”, destacou Lucila Ishitani, coordenadora da ação em Boa Vista.

Os professores também acessam a internet e trabalham a questão da mobilidade em sala de aula. Neste primeiro encontro será definido um planejamento estratégico para iniciar a capacitação em si, que será divida em cinco módulos com carga horária total de 180h, sendo 40h presenciais e 140h à distância.

Para Sônia Feitoza, gestora da Escola Estadual 31 de março, este Projeto vem para revolucionar o processo de ensino aprendizagem. “Os laptops com certeza serão de suma importância tanto para o professor quanto para o aluno. É uma ferramenta que vai atrair e estimular a busca pelo conhecimento e promover o acesso às novas tecnologias”, destacou a gestora.

Projeto UCA
É uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O Ministério da Educação - MEC realizou licitação para compra de 150 mil computadores portáteis para atender 300 escolas brasileiras.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desportos – SECD aderiu ao Programa UCA para cinco escolas estaduais, totalizando a entrega de 2.479 laptops. Todas as escolas contempladas já receberam os laptops. Após os professores receberem a capacitação, o equipamento será utilizado em sala de aula.

Escolas que receberam laptops: Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre – 675 unidades), Escola Estadual 31 de março (Boa Vista – 406 laptops), Escola Antônio Nascimento Filho (Mucajaí – 466 laptops), Escola Estadual Tuxaua Antônio Horácio (Pacaraima – 277 unidades) e Escola Tenente João Azevedo Cruz (Rorainópolis – 655).

Fonte: http://ht.ly/19l4wV

Nenhum comentário:

Postar um comentário